A 9ª Gala do Desporto distinguiu, na noite de sexta-feira, 722 poveiros que se destacaram ao longo da última época desportiva. Num Pavilhão Municipal engalanado, foi também atribuída a Medalha de Mérito Desportivo da Cidade da Póvoa de Varzim a Luís Neto, que recentemente terminou a carreira de futebolista profissional.
Formado no Varzim SC, Luís Neto alcançou vários títulos ao longo da sua carreira. Foi duas vezes campeão nacional em Portugal e duas vezes campeão nacional na Rússia, ganhou duas Taças da Liga portuguesa, uma Supertaça da Rússia. Representou ainda Portugal 27 vezes, 19 das quais na seleção sénior. Agora, enveredou pela carreira técnica como adjunto do treinador do Sporting.
Apesar de não ter podido estar presente na Gala, Luís Neto deixou uma mensagem de agradecimento, afirmando que durante a sua carreira sempre se sentiu um “embaixador da Póvoa”, “alguém que agarrava a identidade poveira e das nossas gentes do mar”, sendo “muitas vezes reconhecido por Neto da Póvoa”. “É um legado que fica e que espero continuar a aumentar, para passar a mensagem do que é ser poveiro”, disse.
Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição digital (PDF).