Eurodeputada do Bloco de Esquerda visita aterro de Paradela

0
247

A eurodeputada Catarina Martins e outros elementos do Bloco de Esquerda visitaram o Centro de Valorização de Resíduos da Resulima, em Paradela, que desde 2022 tem provocado várias queixas das freguesias envolventes, nomeadamente as freguesias poveiras de Laúndos e Rates, devido aos maus cheiros.

Em comunicado, o partido explica que o objetivo da visita era “conhecer as razões para os constrangimentos que a deposição de resíduos naquele local está a provocar às populações”.

“Na reunião com a administração da Resulima, que contou com a presença do presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino, foram descritas as diligências que a empresa está a realizar para mitigar os odores provenientes do aterro que afetam a população”, indica o Bloco, que “continuará atento e a efetuar todas as diligências para solucionar uma situação que já se arrasta há muito tempo”, garante.

Lembre-se que, desde a sua entrada em funcionamento em 2022, o aterro de Paradela tem sido alvo de inúmeros protestos e ações em tribunal por parte da população e autarcas. Inclusive, o Bloco de Esquerda “já questionou por várias vezes o Ministério do Ambiente e a Comissão Europeia sobre esta matéria”.

Mais recentemente, “na discussão do Orçamento do Estado para 2025, apresentámos uma proposta de aditamento para serem criados todos os mecanismos orçamentais para a resolução dos problemas de maus cheiros da unidade de valorização de resíduos, no concelho de Barcelos, para salvaguardar a proteção do bem-estar das populações. A nossa proposta foi chumbada com os votos contra do PSD, CDS, com a abstenção do PS e PCP”, aponta o partido.