A freguesia, que tem o ponto mais alto do concelho da Póvoa de Varzim, já está ‘vestida’ a rigor e cheia de luz, para celebrar a quadra natalícia. A comunidade de Laúndos, inaugurou, no passado domingo, 15 de dezembro, os já tradicionais presépios em formato grande. O périplo da inauguração de todos os presépios foi acompanhado por Félix Marques, presidente da Junta, Luís Ramos, vereador da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, o padre Manuel, e autarcas em exercício, que conviveram com os autores e moradores de cada um dos locais onde estão localizados os presépios.
Este ano são 14 os presépios que dão vida a vários lugares da freguesia e que foram construídos pelos habitantes de Laúndos, que se juntam entre familiares e vizinhos, de forma a promover todos os anos, presépios diferentes e inovadores. Este ano, além das tradicionais imagens, há a utilização de muitos materiais recicláveis, como também os desenhos de muitos deles foram inspirados em muitas atividades do quotidiano.
Laúndos é uma freguesia que preza as tradições, e o símbolo do Natal, o presépio, continua a ser o protagonista da quadra para os lanutenses, que com orgulho exibem estas obras de arte.
Dos mais novos aos mais velhos, todas as gerações se juntam e saem de casa para apreciar a beleza e a criatividade de cada representação do presépio.
A freguesia convida todos a fazer o roteiro, das obras de arte, seja durante o dia e até mesmo à noite, altura em que os mesmos se iluminam e revelam ainda um outro lado da espiritualidade. Os 14 presépios podem ser apreciados até ao dia 12 de janeiro, data em que terá lugar um cortejo entre o edifício da Junta de Freguesia e o Campo do Passal, local onde haverá um leilão de ofertas de cada um dos 14 lugares. O valor a angariar será para a construção da sede dos Escuteiros de Laúndos.