Dragagens nos portos de pesca do Norte deverão ser feitas em abril

0
227

O Ministério da Agricultura e Pescas pretende que as dragagens dos portos de pescas do Norte do país, incluindo nos portos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, arranquem em abril, prevendo que o concurso seja lançado ainda este mês de janeiro.

De acordo com informações avançadas pela tutela à agência Lusa, as intervenções vão acontecer nos portos de Vila Praia de Âncora, Castelo do Neiva, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Angeiras, para resolver o problema do assoreamento das infraestruturas.

O lançamento das obras estava previsto para o ano passado, mas o concurso público emitido em outubro pela Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, no valor de 7,3 milhões de euros, acabou por não ter um desfecho positivo: “foram apresentadas cinco declarações de não apresentação de proposta e duas propostas foram excluídas por terem preço superior ao preço-base”, explicou o Ministério.

“Por razões técnicas, as dragagens nunca teriam início antes de abril de 2025, pelo que se prevê que o procedimento que vai ser lançado permita que as dragagens tenham início na mesma data: abril”, disse ainda à Lusa o Ministério.

Também à agência noticiosa, o presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar adiantou que os pescadores “já foram avisados” destas previsões e que “fazer a intervenção no verão aumenta as chances de a obra ficar bem feita”.