A zona envolvente à lagoa da antiga pedreira do Parque da Cidade, junto do Hospital da Luz, vai ser intervencionada. O projeto foi aprovado pelo executivo municipal na terça-feira, e deverá custar 2,6 milhões de euros.
O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim afirmou que está prevista para aquela zona uma área de refeições e lazer. Este projeto “já envolve toda essa área” e vai permitir, “num futuro próximo, o aproveitamento do próprio lago, cujas margens vão ser reconvertidas para aumentar a segurança” – irá ser criado, junto às margens, um patamar de segurança, com água mais baixa, antes da profundidade máxima.
Aires Pereira referiu também que “vamos fazer um pedido de declaração de utilidade pública para esta área, para podermos avançar com alguns processos de expropriação”, nomeadamente de “sete ou oito parcelas que nos falta adquirir, porque tudo o resto já é propriedade do município”. O valor destas expropriações ainda não foi revelado.
O autarca mais adiantou que, no futuro, “nessa zona vai surgir uma nova via entre a primeira rotunda de acesso ao estádio municipal e agora uma nova via de acesso ao hospital, por trás, que nos vai permitir criar mais uma via de saída da cidade”.
Segundo Aires Pereira, “estamos ainda longe da conclusão de todo o processo das vias envolventes ao Parque da Cidade”, contudo afirmou que, no final, irá notar-se uma “maior fluidez de tráfego”. Questionado sobre esta questão, referiu que, com o avançar das obras e “concluindo a rede diária de entrada e de saída da cidade”, “as coisas começam a caminhar no sentido da estabilidade da circulação, que só se concluirá quando todas estas vias estiverem executadas”.