A Guarda Nacional Republicana (GNR) divulgou o balanço final da Operação “Páscoa 2025”, realizada entre os dias 11 e 21 de abril, com o objetivo de garantir a segurança durante as festividades pascais através do reforço do patrulhamento, da sensibilização e da fiscalização em todo o território nacional.
No que diz respeito à criminalidade geral, foram detidas 45 pessoas por tráfico de estupefacientes, 16 por posse ilegal de armas ou armas proibidas, e 32 por furto e roubo.
A fiscalização rodoviária teve também forte incidência, com 77 127 condutores fiscalizados, dos quais 715 apresentavam excesso de álcool no sangue e 441 foram detidos por condução com taxa igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 233 pessoas por condução sem habilitação legal.
Relativamente à sinistralidade rodoviária, foram registados 2 322 acidentes, que resultaram em 5 vítimas mortais, 50 feridos graves e 649 feridos ligeiros. Os cinco acidentes mortais envolveram tanto veículos ligeiros como motociclos, em diversos pontos do país, como Viseu, Castelo Branco, Braga, Portalegre e Viana do Castelo.
Em comparação com a Operação “Páscoa 2024”, que decorreu entre 25 de março e 1 de abril do ano anterior, e que registou 1 951 acidentes, 4 vítimas mortais, 23 feridos graves e 517 feridos ligeiros, observa-se um aumento em todos os indicadores de sinistralidade, refletindo uma maior exigência na atuação preventiva e fiscalizadora das autoridades.