A Câmara Municipal de Vila do Conde preparou um vasto programa para assinalar os 51 anos da Revolução dos Cravos, com iniciativas que se estendem de 17 de abril a 3 de maio, celebrando a Liberdade através da música, arte, desporto e reflexão histórica.
Nesta noite de 24 de abril, a cidade enche-se de emoção com a intervenção artística “A Expressão da Liberdade”, que acontecerá às 23 horas no Cabe Cave, no Largo dos Artistas. Pouco depois, já na madrugada do dia 25, às 00h20, terá lugar a entoação coletiva de “Grândola, Vila Morena”, no mesmo espaço, num momento de união e memória que relembra a canção-símbolo do 25 de Abril de 1974.
O dia 25 de Abril começa às 10 horas com a Cerimónia Oficial da Celebração dos 51 anos do 25 de Abril, na Praça Vasco da Gama, ao mesmo tempo que se realiza a tradicional prova de atletismo Inter-Freguesias, com partida e chegada na Avenida Dr. João Canavarro, junto ao Tribunal. Ao meio-dia, será prestada homenagem aos ex-combatentes da Guerra do Ultramar, na Praça dos Vilacondenses Combatentes da Guerra do Ultramar, num momento de respeito pela memória daqueles que participaram num dos períodos mais marcantes da história recente de Portugal.
Ainda no dia 25, às 21h30, o Teatro Municipal recebe o músico Vitorino, que protagoniza o Concerto 25 de Abril, trazendo ao público canções que marcaram gerações e celebram os valores da liberdade e da democracia.
As celebrações prolongam-se até maio, com destaque para o dia 26 de abril, que começa às 10 horas com o atelier “Celebrar Abril”, uma iniciativa musical com Rita Melo, no Teatro Municipal, e finaliza o dia, às 21h30, com o concerto “6 às 7 – Liberdade e outras Canções”, no Auditório Municipal. A 30 de abril, também às 21h30, o Auditório Municipal acolhe o “Concerto da Liberdade”, protagonizado pelo Coro de Vila do Conde, com a participação especial de “Fado na Baixa” e outros convidados.
A programação encerra a 3 de maio, às 12 horas, com a inauguração da exposição e performance “Palpitações Óticas / 3 Espasmos Musculares”, de Gaya de Medeiros, na Galeria Julio/Saúl Dias, encerrando assim um ciclo de celebrações que honra o espírito de Abril através de diversas expressões artísticas e culturais.