A freguesia de Mindelo terá, a partir de sexta-feira, 25 de abril, um centro cultural. ‘Praia’ é o nome do projeto, que abre portas na antiga Escola da Areia, numa cerimónia marcada para as 17h30.
Depois de reabilitadas, num investimento de 250 mil euros financiados por fundos comunitários, as instalações do antigo estabelecimento de ensino passam a acolher um auditório, a Casa das Associações, uma biblioteca comunitária e salas desportivas, de convívio intergeracional e de artes.
O centro terá também uma Black Box – ‘caixa negra’, numa tradução literal – um espaço flexível, com pouca ou nenhuma decoração e geralmente com paredes escuras (daí o nome), que serve para apresentações culturais e que permite maior liberdade artística. Segundo a Junta de Freguesia de Mindelo, este conceito é “único na região”.
A cerimónia de inauguração vai contar, entre outros, com a participação do compositor e cantor Tozé Brito, da radialista e escritora Inês Meneses, e do comentador desportivo Luís Freitas Lobo, bem como da Escola de Artes de Vila do Conde e do grupo de teatro Saaraci Coletivo Teatral, dirigido por João Branco, filho do músico José Mário Branco.
Para a autarquia, o ‘Praia’ será “um equipamento inovador, que promete fazer a diferença em Mindelo e na região”.