O 47º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV) foi apresentado na manhã de quarta-feira (28), no Cine-Teatro Gerrett. A edição começa a 11 julho e termina a 27 do mesmo mês e, este ano o concerto de encerramento será no Póvoa Arena.
Com a presença do vereador da Cultura da Câmara da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino e do diretor artístico e coordenador geral do FIMPV, Raúl da Costa, foi dado a conhecer a programação que nesta edição “dá enfase às grandes orquestras e, aliás começa e acaba com orquestras”, afirmou Raúl da Costa.
As duas grandes novidades do 47º FIMPV são, o concerto do último dia, a 27 de julho, com aquele que vai ser “o até agora primeiro concerto oficial do Póvoa Arena, onde vamos receber a Orquestra cubana ‘Del Lyceum de La Habana’”, contou o diretor artístico, que referiu, ainda, que será a estreia desta orquestra em Portugal. A segunda novidade é a pintura e escultura que se juntam à música, “com os 150 anos de nascimento, este ano, do pianista francês Maurice Ravel. o Professor Afonso Pinhão Ferreira vai contribuir para o Festival com algumas pinturas e uma escultura” que estarão expostas no palco sempre que se tocar uma composição do pianista.
Do programa, há três dias livres, mas o diretor destaca o espetáculo de 14 de julho, um desses dia, “onde vamos realizar a Masterclass de Canto”. Nos outros dois dias livres, “vamos andar por aí e vão sentir a nossa presença, terminou o pianista poveiro.
Luís Diamantino sublinhou que “há uma Póvoa antes da Escola de Música e há uma Póvoa depois da Escola de Música”, que tem formado muitos artistas e alguns deles voltam à Póvoa para marcar presença no FIMPV. O vereador da cultura acrescentou que “O Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim é o corolário de tudo isto”.
O autarca expressou o maior sucesso para os anos vindouros do FIMPV e espera que “daqui a três anos se festeje de forma retumbante os 50 anos do Festival”. Todos os anos há desafios e Luís Diamantino recordou “o ano passado o desafio foi levar o FIMPV ao Parque da Cidade, este ano é levá-lo ao Arena, onde vamos ter entre 1500 a 2000 lugares”. Os bilhetes para o Festival estarão à venda a partir 24 de junho, e têm o custo de €5 por espetáculo.
[…] viagra professional 100 mg […]
Comments are closed.