GNR reafirma compromisso na defesa da natureza no Dia do Ambiente

0
714

Esta quinta-feira, dia 5 de junho, assinala-se o Dia Mundial do Ambiente, e a GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) volta a afirmar o compromisso com a defesa da natureza e consequentemente com o património ambiental.

O SEPNA funciona como uma polícia ambiental e que tem competências para vigiar, fiscalizar e investigar infrações. Só no ano de 2024 no território nacional este serviço dinamizou ao nível do ordenamento do território, 863 fiscalizações e passou 1238 autos de contraordenação, também nesse ano.

Em relação, à contaminação, poluição e despejo de resíduos, o SEPNA teve 431 ações e passaram 452 autos de contraordenação. No que toca aos resíduos foram 1145 ações e 1308 autos de contraordenação.

Na área da proteção florestal, este serviço policial fez 868 ações e passou 883 autos de contraordenação.

Em 2024, a GNR, através do SEPNA, foi responsável pela autuação de cerca de 75% da criminalidade ambiental registada em Portugal, com 5 056 registos (fonte: Direção-Geral da Política de Justiça – DGPJ), reafirmando o seu papel central enquanto autoridade policial de referência na defesa do ambiente e do ordenamento do território.