Histórico: Rio Ave sobe à 1.ª Divisão de Futebol Feminino (vídeo)

0
744

O Rio Ave garantiu este sábado a subida à 1.ª Divisão Nacional de Futebol Feminino, após empatar a zero diante do Famalicão no jogo da 2.ª mão do play-off de acesso, disputado no Complexo Desportivo do Rio Ave FC. As vilacondenses jogaram durante largos minutos da 2ª parte com menos uma jogadora, por expulsão Mafalda Marujo, com vermelho direto.

Na 1.ª mão, realizada no campo adversário, a equipa vilacondense venceu por 1-0, golo que acabou por ser decisivo para confirmar a promoção do Rio Ave à elite do futebol feminino português. É a quarta vez que João Marques, treinador do Rio ave, alcança uma subida de divisão.

É a primeira vez na história que a equipa feminina sénior do Rio Ave atinge a elite nacional. Desde a sua criação, venceu o Campeonato Nacional da 3.ª Divisão em maio de 2024 e ascendeu à 2.ª Divisão em janeiro de 2025, mas até agora não tinha conseguido alcançar a Liga BPI. Este sucesso representa um momento histórico para o clube de Vila do Conde, dado que o emblema rioavista está a par de mais três clubes nacionais, Sporting, Benfica e Braga, com equipas na 1ª divisão de futebol masculino, feminino e de futsal. Foto e vídeo Rio Ave FC.