PCP quer “construção urgente” do novo hospital da Póvoa de Varzim e Vila do Conde

0
938

O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português apresentou um projeto de resolução ao Governo, no qual pede que sejam tomadas “as medidas necessárias para a construção urgente do novo Hospital da Póvoa de Varzim e Vila do Conde”, conforme se lê no comunicado envaido pelo PCP.

No comunicado é também referido que o novo hospital que está “integrado no Serviço Nacional de Saúde” e “procedendo a calendarização do processo no prazo máximo de seis meses”, acrescentam, os deputados que o assinam, Alfredo Maia, Paulo Raimundo e Paula Santos.

O PCP lembra ainda que a construção de um novo hospital “é uma necessidade e uma antiga aspiração das populações dos concelhos” que já está assinalada “há mais de uma década”. Os deputados reforçaram o facto de as atuais instalações da ULS Póvoa de Varzim e Vila do Conde “não só não oferecem as condições adequadas para os profissionais do SNS, mas também não garantem as necessárias condições à prestação de cuidados de saúde”.

Todos estes problemas mencionados já foram ouvidos por “sucessivos Governos e fruto da denúncia e luta do PCP” pela construção do novo hospital “em 2021 foi aprovada, em sede de Orçamento de Estado, uma verba de 7 milhões de euros e o reconhecimento da necessidade de avançar com o projeto”, constatou o PCP no comunicado.

O PCP afirma que mesmo tendo havido o reconhecimento público desta necessidade, “a construção não saiu do papel”. Os deputados do PCP sublinharam ainda que o hospital em questão “serve mais de 145 mil pessoas”, número que durante a época balnear aumenta.