Festival da Lavorada celebra cinco anos a “juntar a malta” na Póvoa de Varzim

0
962

O Jardim da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto recebe este sábado, dia 21, a quinta edição do Festival Lavorada, o Festival dos Lavores, sob o mote de “O que faz falta é juntar a malta!”. O evento, que celebra a sua 5ª edição, é promovido pela Associação Lavorada em parceria com a Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim.

Durante todo o dia, entre as 10 e as 18 horas, haverá dez oficinas dedicadas às artes têxteis, para todas as idades. Entre os destaques estão as oficinas gratuitas dinamizadas por Joana Gouveia.

A programação inclui ainda a apresentação do livro ‘O Livro do Não’, de Ana Isabel Ramos, e a já habitual tertúlia com convidadas ligadas aos grupos de tricot. Estarão também em exposição telas têxteis criativas como parte do desafio: ‘Gente em Telas’.

O espaço da “Criançada”, dinamizado em parceria com o Centro do Clima, garante atividades educativas ao longo do dia, e o grupo solidário Dress a Girl volta a marcar presença.

O dia termina com um piquenique comunitário e um concerto da banda Manta Brava, celebrando o espírito de encontro e festa que tem marcado o festival desde a sua criação.

Os materiais especializados serão fornecidos pelas marcas Deltrilã, Carretel e Dê Crochet. Também marcarão presença marcas de têxtil portuguesas, como a Roll Up The Sheep e as Fiandeiras do Soajo.

Estão confirmadas presenças de grupos de lavores de todo o país e até da Galiza. A entrada é livre e a participação nas oficinas tem preços acessíveis.