Um homem de 23 anos, foi detido pela divisão da PSP de Vila do Conde, pela prática de 16 crimes de furto qualificado e 1 de furto qualificado na forma tentada. O jovem residente em Vila do Conde foi apanhado na passada segunda-feira (30 de junho) e vai cumprir 8 anos de prisão efetiva.
Os crimes correram entre julho de 2022 e janeiro de 2023, e envolve um grupo de 6 arguidos, com idades compreendidas entre os 23 e os 49 anos. Estes indivíduos “formularam em conjunto o propósito comum de se aproximarem de bens de terceiras pessoas, designadamente quantias monetárias ou outros objetos com valor venal”, conforme se pode ler no comunicado enviado pela PSP.
Estas ações aconteciam em estabelecimentos comerciais, onde o grupo se dividia e repartia tarefas. Os estabelecimentos mais procurados pelo conjunto eram aqueles que tivessem máquinas de venda de tabaco ou outros bens consumíveis e máquina de troco automático. Era feita a apropriação dessas máquinas e depois, vendido o tabaco nessas máquinas, para consumo próprio ou venda a terceiros, ou outros objetos de valor que aí encontrassem e lhes interessasse levar consigo.
O grupo andou por vários concelhos entre os quais: Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Fafe, Esposende, Póvoa de Varzim, Barcelos, Ponte de Lima, Vila Verde, Trofa e Matosinhos.
Para consumar os crimes, os suspeitos usavam automóveis roubados a terceiros em locais mais afastados, na falta destes, andavam em veículos próprios, mas com ocultação das matrículas. Sempre que saíam para um estabelecimento comercial, os suspeitos iam acompanhados de chaves de fendas, lanternas, pés-de-cabra que se destinavam a dar acesso ao interior dos estabelecimentos. Os suspeitos foram julgados e condenados a penas entre os 3 e os 11 anos de prisão.