Município continua a aguardar obras na Igreja Românica de Rates (fotos)

0
854

Quase dois anos depois da assinatura de um acordo entre a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e a Direção Regional de Cultura do Norte para intervencionar a Igreja Românica de S. Pedro de Rates, as obras de recuperação do monumento ainda não avançaram. Segundo o presidente da autarquia poveira, “o problema parece estar nos serviços” governamentais.

A questão foi levantada na reunião do executivo camarário realizada na terça-feira (15), quando os vereadores do Partido Socialista questionaram o presidente da Câmara acerca do protocolo prometido para o início das obras, anunciado ainda no ano passado.

Lembre-se que, depois de várias denúncias, em agosto de 2023 a Câmara e a Direção Geral do Património Cultural chegaram a acordo para a realização de um protocolo com vista à recuperação da degradada Igreja Românica de Rates. Já em abril de 2025, Aires Pereira anunciou que tinha sido contactado pela Secretaria de Estado da Cultura, que irá financiar a intervenção em 200 mil euros, que avançou que o protocolo estaria “em condições de ser assinado”.

A primeira fase das obras visa criar condições para a impermeabilização do edifício, substituição das coberturas, das caleiras, dos zincos. Depois de isolado o edifício, será feita a intervenção no interior.