A conclusão da Intervenção em Espaço Rural na zona UOPG 15, na Estela, foi prorrogada por ano e meio. A prorrogação foi anunciada na terça-feira pelo presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que culpa a falta de colaboração por parte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
“Mais uma vez, a Agência Portuguesa do Ambiente não dá a colaboração que esperávamos para a conclusão deste processo, e somos obrigados a prorrogar por mais 18 meses, o que quer dizer que também vamos continuar a adiar a intervenção na praia da Estela para reforço da erosão”, disse Aires Pereira aos jornalistas no final da última reunião do executivo municipal.
Segundo o autarca, “fomos obrigados a pedir mais 18 meses de prorrogação”, mas “o tempo vai passando e não fazemos a intervenção que devíamos fazer na costa, o que tem implicações no ordenamento do espaço posterior”.
Questionado se realmente a Câmara nada pode fazer neste processo, Aires Pereira afirmou que a autarquia “está sujeita à zona de proteção costeira” e que “a APA é um elemento fundamental para a aprovação final do plano”.
Este texto faz parte de um artigo publicado esta semana no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição digital (PDF).