O dia de terça-feira, 26 de agosto, vai ser marcado por forte agitação marítima, provocada pelo vento muito forte associado ao ciclone pós-tropical Erin. Entre as 6 horas da manhã e a meia-noite, toda a costa de Portugal continental estará sob aviso amarelo, com ondas fortes e altas que podem chegar aos 4 metros.
Nos portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, as barras estarão abertas a toda a navegação, uma situação que está em permanente avaliação pelas capitanias.
Em comunicado, a autoridade recomenda o regresso da comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar ao porto de abrigo mais próximo, bem como a adoção de medidas de precaução, evitando sair para o mar até que as condições melhorem.
À população em geral, aconselha-se que se abstenham da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que assumam uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em Portugal continental estão previstas “ondas com altura significativa até 4 metros na costa ocidental no dia 26, e que poderão atingir altura máxima até 7 metros”. Durante esta semana, a ondulação vai continuar forte, com alturas significativas entre 2 e 3 metros.
“Esta situação, não sendo inédita, é pouco frequente nos meses de julho e agosto, pelo que se recomenda o acompanhamento dos avisos e o cumprimento das recomendações sugeridas pelas autoridades competentes”, diz o IPMA.