A Escola Secundária Eça de Queirós foi distinguida com uma menção honrosa no Prémio MEDEA, da Sociedade Portuguesa de Física e da REN – Redes Energéticas Nacionais. A equipa Boeing, composta por alunos do 12º ano, foi reconhecida pelo trabalho de investigação centrado na medição de campos magnéticos de baixa intensidade.
Em comunicado, a organização do prémio explica que o estudo dos alunos da Póvoa de Varzim, orientado pelo professor Carlos Rodrigues, incluiu medições experimentais, tratamento gráfico dos dados recolhidos e a produção de um vídeo e de um poster científico tornando o processo de investigação mais acessível e comunicável.
Para o professor, “esta conquista é o reflexo do trabalho destes alunos e do entusiasmo com que se envolveram na descoberta da ciência. Mais do que um reconhecimento académico, este prémio simboliza a capacidade de sonhar, aprender e alcançar objetivos em equipa”.
O Prémio MEDEA existe desde 2008 e é dirigido a alunos do ensino secundário e profissional. Visa desafiar jovens a investigar os campos elétricos e magnéticos de muito baixa frequência em ambientes do quotidiano, permitindo a aplicação prática do que estes aprendem em sala de aula.