In Póvoa volta a bater recordes com mais beneficiários e mais banhos em 2025 (fotos)

0
504

O projeto In Póvoa deste ano terminou com números recordes. 1.513 banhos, aproximadamente mais 900 banhos que no ano passado, relativo a 570 beneficiários, mais 300 pessoas que em 2024. Durante dois meses, a ação contou com 12 monitores, que fizeram 462 horas, e 43 voluntários que estiveram nas praias ao longo de 1.287 horas.

Na sessão de encerramento, em que foram entregues os diplomas aos voluntários, Andrea Silva, vereadora da Câmara da Póvoa, além de agradecer a participação de todos, sublinhou que “se me perguntarem o que distingue o nosso projeto de outros projetos semelhantes que existem noutros concelhos, a resposta é muito fácil. São os voluntários e acreditem que o voluntariado tem o poder de transformar vidas”.

No Náutico Bar, parceiro do projeto desde a 1ª edição, Sérgio Furtado, presidente do Instituto Maria da Paz Varzim, entidade que está no desenvolvimento desta iniciativa, expressou uma palavra de agradecimento aos voluntários. “Os nossos voluntários cá estão, ano após ano, disponíveis e dispostos a partilhar sorrisos e a fazer a diferença na vida dos que nos procuram” e caracterizou a importância do projeto dizendo “os números falam por si, assim como as reações que obtemos a quem participa no In Póvoa”.

Por sua vez, Mónica Martins, comandante dos portos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, referiu que “a participação da Autoridade Marítima Nacional é de apenas estamos presentes nas praias todos os dias a fazer as nossas funções normais”. No entanto, a capitã dos portos locais, quis dar enfase ao facto “da iniciativa deste município como cidadã me deixa muito feliz, porque permite efetivamente uma inclusão de todas as pessoas”. Ao momento, associaram-se, ainda, os parceiros que desde 2016 ajudam a tornar as praias do concelho poveiro mais inclusivas.