Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Básica de Gião foi distinguida com o primeiro lugar no concurso nacional Green Cork Escolas, uma iniciativa promovida pela associação ambientalista Quercus que visa sensibilizar para a reciclagem de rolhas de cortiça e a preservação das florestas autóctones.
Este projeto educativo alia sustentabilidade e cidadania ativa, incentivando a recolha de rolhas de cortiça, um material 100% natural, reciclável e reutilizável, que reverte para ações de reflorestação com espécies nativas, como o sobreiro, árvore emblemática da região mediterrânica e única no mundo a produzir cortiça.
A vitória da Escola Básica de Gião reflete o empenho coletivo de toda a comunidade escolar: alunos e alunas, pais e encarregados de educação, Associação de Pais (APEEE), docentes, funcionárias e a coordenadora do estabelecimento, Professora Natália Torres, que liderou esta missão ambiental.
O projeto Green Cork Escolas reforça a importância da educação ambiental como ferramenta de transformação social, formando cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com um futuro mais sustentável.