Procissão da Senhora do Rosário promete momento único de fé e beleza

0
162

A mais antiga procissão da Póvoa de Varzim, dedicada a Nossa Senhora do Rosário, volta a sair à rua no próximo domingo, 12 de outubro, com uma edição especialmente simbólica e visualmente deslumbrante.

Organizada pela Confraria de Nossa Senhora do Rosário, esta manifestação de fé conta com a colaboração da armadeira Paula Cunha Silva e da sua equipa dos “Cortejos Religiosos – Póvoa de Varzim”, responsáveis pela coordenação dos figurantes. Inspirado no tema do Ano Jubilar 2025 – Peregrinos da Esperança – e na mensagem do saudoso Papa Francisco, o cortejo deste ano tem como mote: “Avé Maria, concebida sem pecado, Nossa Mãe assumpta ao Céu em corpo e alma, e coroada no Céu como Nossa Rainha”. A proximidade da celebração dos 75 anos do Dogma da Assunção da Virgem Maria aos Céus, assinalado a 1 de novembro, reforça o caráter espiritual e catequético da procissão, que também homenageia os Mistérios Gloriosos do Santo Rosário.

A organização promete uma experiência memorável, com uma abertura surpreendente, grupos alegóricos inéditos e uma encenação final apoteótica. Os figurantes representando Cristo, Nossa Senhora, Santos e outras figuras bíblicas – desfilarão com trajes desenhados e confecionados por Paula Cunha Silva, respeitando rigorosamente as épocas e iconografias religiosas. Os tecidos, cores e de- talhes foram escolhidos para criar um impacto visual marcante, com sablés, rendas, lamés e lantejoulas a compor mantos e vestidos que evocam a beleza e a solenidade da fé cristã.

Mais do que um evento religioso, esta pro- cissão pretende ser um momento de evangelização e inspiração para todos os crentes. Como recordava o Papa Francisco: “Queridos peregrinos, temos Mãe. Temos Mãe!” – uma mensagem que ecoará pelas ruas da cidade, num testemunho de esperança e devoção.