‘Os Piratas Estão de Volta’ revivem memórias das rádios livres

0
200

Quarenta anos após a explosão das rádios locais em Portugal, e à qual a Póvoa de Varzim não foi indiferente, está de regresso ao FM e durante uma semana, o movimento das rádios livres em terras poveiras, com a segunda edição de “Os Piratas Estão de Volta”. 

A iniciativa, promovida pela Associação Cultural Póvoa Ontem e Hoje, com o apoio da Câmara Municipal e do Jornal MAIS/Semanário, decorre entre 24 e 31 de outubro, com emissões em FM a partir do Coreto da Praça do Almada, entrevistas e momentos de memória radiofónica. 

Na noite do dia 30, a Cooperativa “A Filantrópica” acolhe uma sessão sobre o papel das rádios livres na comunicação social, com convidados ligados ao jornalismo e à rádio. 

A primeira edição, em 2018, assinalou os 30 anos do encerramento das rádios locais e contou com uma grande adesão. Agora, a cidade volta a ter voz com recordações de história e da cultura radiofónica que marcou gerações. 

Recorde-se que em meados da década de 80, deu-se a explosão das chamadas “Rádios Piratas” que em boa verdade não o eram, (dada a lacuna existente na legislação sobre esta situação), e a Póvoa de Varzim não foi exceção, sendo berço de várias rádios, nomeadamente a Rádio Onda Verde, Rádio Póvoa, Rádio Clube da Póvoa, Rádio Onda Jovem, Rádio Viva de Amorim, Rádio Juventude da Estela e mais algumas de menor dimensão.