A Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim aprovou, na quinta-feira, por unanimidade (PSD, Aliança Poveira, CHEGA e CDS, dado que IL esteve ausente), a entrada de 24 novos assistentes operacionais para os estabelecimentos de ensino do concelho. A este número vão juntar-se mais 20, assegurou Andrea Silva, presidente de Câmara, ao revelar que 10 são de contratos de ativação do centro de emprego, medida que será acrescida de mais 10, que vai totalizar um reforço de 44 colaboradores.
Esta decisão da entrada de 24 novos funcionários, confirma a proposta aprovada pelo executivo camarário na reunião de 11 de novembro, considerada pela presidente Andrea Silva como “uma das primeiras prioridades do mandato”. Em declarações após a votação na Assembleia Municipal, Andrea Silva sublinhou a importância da medida:
“Esta foi uma das primeiras decisões deste mandato. Na primeira reunião de Câmara, efetivámos a alteração do mapa de pessoal para incluir ainda este ano mais 24 assistentes operacionais nas escolas. Quatro já estavam em concurso e entram com esta aprovação no próximo dia 24 de novembro. Os outros 20 iniciarão funções no dia 1 de dezembro.”
A presidente acrescentou que, além destes reforços, continuam ativos 10 contratos de ativação do centro de emprego, com aprovação para mais 10, garantindo apoio adicional às escolas: “Isto significa que teremos um reforço no total de cerca de 44 funcionários, o que vai melhorar significativamente o serviço prestado nas escolas da Póvoa de Varzim.”
Na reunião de Câmara de 11 de novembro, Andrea Silva já tinha destacado que esta medida visa colmatar carências em áreas como segurança nos recreios e apoio a alunos com necessidades educativas especiais, apesar dos rácios estarem formalmente completos. A autarca revelou ainda a intenção de, no próximo orçamento, garantir contratos por tempo indeterminado, tornando este reforço estrutural. Foto CMPV, no dia de posse a 3 de novembro.


