Os coros dos Pequenos Cantores de Amorim e Manuel Giesteira, ambos da Paróquia de S. Tiago de Amorim, integraram as celebrações do Jubileu dos Coros, que decorreu em Roma nos dias 22 e 23 de novembro. Acompanhados pelo pároco, Padre Guilherme, os grupos viveram dois dias intensos de música, fé e comunhão.
No dia 22, os dois grupos participaram na Audiência Geral, realizaram a tradicional peregrinação e visitaram a Basílica de São Pedro. À tarde, animaram a Eucaristia na paróquia romana de San Giuseppe Cafasso, confiada à Congregação dos Missionários Scalabrinianos.
O momento alto aconteceu no dia seguinte, com a celebração da Eucaristia na Praça de São Pedro, presidida pelo Papa Leão XIV. Na sua mensagem, o Santo Padre sublinhou que o canto “lembra-nos que somos Igreja em caminho, autêntica realidade sinodal, capaz de partilhar com todos a vocação ao louvor e à alegria, numa peregrinação de amor e esperança”.
Dirigindo-se diretamente aos coros, o Papa destacou que este é um verdadeiro ministério, que exige vida espiritual, disciplina e espírito de serviço. “O coro é uma comunidade, ninguém está à frente, mas todos contribuem para torná-la mais unida”, afirmou.
Papa Leão XIV incentivou ainda os cantores a estudarem o Magistério conciliar, para melhor desempenharem o seu serviço, e alertou contra a tentação da exibição que exclui a participação ativa da assembleia. Confiou finalmente todos os coros à proteção de Santa Cecília, padroeira dos músicos, recordando o seu testemunho luminoso de fé e amor.
Com esta participação, os coros de Amorim reforçam o seu papel como embaixadores culturais e espirituais da Póvoa de Varzim, levando a sua música até ao coração da Igreja universal.


