Câmara de Vila do Conde apresenta orçamento recorde de 155 milhões para 2026

0
102

A maioria PS no executivo da Câmara Municipal de Vila do Conde vai aprovar esta quinta-feira, 11 de dezembro, na reunião de vereadores, o orçamento para 2026, no valor de 155 milhões de euros, mais 9 milhões do que no exercício deste ano, o que representa um aumento de cerca de 6%. O documento prevê que 44% da verba seja destinada a investimento, com destaque para candidaturas a programas de fundos europeus, como a execução da estratégia local de habitação e a requalificação do parque escolar.

O presidente da autarquia, Vítor Costa, sublinhou que este é “um orçamento feito de forma muito realista, muito coerente e muito aturada”. Segundo o autarca, o reforço orçamental “tem a ver com as candidaturas ao Portugal 2030 e a execução da nossa estratégia local de habitação, que também se reflete naquilo que é o nosso grande investimento no parque escolar”.

Vítor Costa destacou ainda que 44% do orçamento corresponde a investimento, um valor que considera “muito bom”, já que o restante se destina às despesas correntes. Entre estas, as despesas com pessoal rondam os 32 milhões de euros, mas o autarca garantiu que não se trata de um aumento de quadros, mas sim do impacto da subida do salário mínimo. “O peso das despesas com pessoal tem vindo a diminuir sistematicamente, correspondendo hoje a cerca de 20% do total”, afirmou.

Uma das ambições de Vítor Costa é a construção de nova ponte sob o rio Ave, junto à atual ponte do Metro, para o qual o edil incluiu o valor de 17 milhões de euros, para lançamento do projeto e infraestruturas de novas vias de acesso à ponte. Na foto, Vítor Costa acompanhado por Carla Peixoto, vice-presidente.