Varzim celebra 110 anos e presidente acredita que em 2026 “clube terá nova vida” (fotos)

0
305

O Varzim Sport Club assinalou na manhã quinta-feira, 25 de dezembro, 110 anos de história com uma cerimónia simbólica nos baixos da bancada Norte, que reuniu cerca de 40 associados. Entre os discursos, destacou-se a intervenção do presidente Ricardo Nunes, que fez o ponto de situação sobre o Plano Especial de Revitalização (PER), considerado essencial para garantir o futuro do clube.

Segundo Ricardo Nunes, o processo “está a seguir os seus trâmites normais” e deverá ficar concluído no primeiro trimestre de 2026, permitindo ao Varzim “viver sem os fantasmas das dívidas” e recuperar estabilidade financeira. “Acreditamos que será o ano em que o Varzim terá uma nova vida e um futuro condigno com a sua história”, afirmou, apelando ao apoio contínuo dos sócios.

A cerimónia contou também com a presença da presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, que destacou a fé e a esperança dos poveiros e varzinistas, reforçando o papel identitário do clube na comunidade. “O varzinismo é uma religião”, afirmou, lembrando que poucos clubes de média dimensão têm uma massa associativa tão numerosa e devota. Andrea Silva evocou ainda os fundadores e figuras históricas do clube, sublinhando que “quanto mais fiel à sua matriz, mais competitivo e vencedor o Varzim foi”. De referir que o içar da bandeira, na sede, foi pela sócia Rosália Lima Pereira. No final, o Clube prestou homenagem, nos cemitérios locais, aos fundadores, e a Lídio Marques, Presidente Honorário, Coelho e Castro, antigo Presidente, e Luís Leal, antigo dirigente e fundador do Jornal O Varzim, falecidos no decorrer deste ano.

À cerimónia, associaram-se ainda Marco Barbosa, vereador da Câmara com o pelouro do Desporto, Jorge Caimoto, presidente do Conselho Varzinista, Rodrigo Moça, presidente do Conselho Fiscal, e Macedo Vieira, antigo presidente da Câmara. Apesar da relevância do momento, Ricardo Nunes não abordou a recente saída do treinador Álvaro Madureira, e quem será o seu substituto, nem a obra de cobertura da bancada Sul, que está em execução e deverá ficar concluída em breve.