A Iniciativa Liberal (IL) anunciou no último dia de 2025, a retirada da confiança política ao seu representante na Assembleia de Freguesia da Póvoa de Varzim, Manuel Pedrosa Gomes, após este ter votado de forma contrária à posição oficial do partido em duas matérias consideradas fundamentais: a proposta de transmissão das sessões da assembleia e a votação do orçamento da Junta para 2026, liderada pelo PSD.
Num comunicado divulgado pelo Grupo de Coordenação Local, a IL sublinha que a abstenção do deputado na proposta para permitir a transmissão das reuniões “vai contra a posição política do partido, contra a convicção do Grupo de Coordenação Local e contra as expectativas legítimas dos eleitores”. A votação para a transmissão online das sessões foi de 9 votos contra do PDS e 9 votos a favor (6 da Aliança Poveira e 3 do CHEGA). O deputaddo do IL absteve-se. Como se verificou um empate, a presidente da Assembleia, Sandra Amorim exerceu o voto de qualidade, decidindo a que não fosse aprovada a proposta da oposição para a transmissão online das assembleia de freguesia.
A estrutura liberal recorda que a transparência e o escrutínio das instituições são princípios centrais da sua atuação, considerando a transmissão das assembleias “um instrumento simples, moderno e eficaz para aproximar os cidadãos do poder local”. O deputado da IL também votou favoravelmente o orçamento que será gerido pelo executivo PSD.
O partido apresentou ainda um pedido de desculpas aos eleitores e à comunidade poveira, reafirmando o compromisso com “mais transparência, mais escrutínio e mais responsabilidade”. A IL garante que continuará a defender a abertura dos órgãos autárquicos à população e o uso da tecnologia como aliada da democracia.
Com esta decisão, a relação entre o deputado e a estrutura local fica politicamente fragilizada, embora não tenha sido anunciada qualquer medida quanto à manutenção ou renúncia do mandato.


