As Capitanias dos Portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde alertaram esta terça-feira para o agravamento das condições do estado do mar nas próximas horas, com impacto previsto para toda a costa do distrito do Porto. Segundo a Autoridade Marítima, com base na previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), está emitido aviso amarelo para agitação marítima, entre as 18h00 de 18 de fevereiro (quarta-feira) e as 12h00 de 19 de fevereiro (quinta-feira), com ondas provenientes de noroeste que poderão atingir 4 a 5 metros de altura.
Apesar do agravamento das condições meteorológicas, a Barra do Porto da Póvoa de Varzim e a Barra do Porto de Vila do Conde mantêm‑se abertas a toda a navegação, embora em avaliação permanente e com possibilidade de fecho ao final do dia caso a situação se deteriore.
A Autoridade Marítima recomenda que embarcações de pesca e de recreio que se encontrem no mar ponderem regressar ao porto de abrigo mais próximo, adotando todas as medidas de precaução e, sempre que possível, evitando sair para o mar até que as condições melhorem.
Para a população em geral, o comunicado reforça a necessidade de evitar passeios à beira-mar; permanência em praias e atividades lúdicas em zonas expostas à ondulação. A Autoridade Marítima recorda que situações aparentemente seguras podem tornar‑se perigosas devido à força das ondas, sobretudo com o mar a atingir cotas elevadas. Os pescadores lúdicos são especialmente aconselhados a redobrar cautelas, evitando praticar pesca à cana em falésias, arribas, zonas rochosas e quebra‑mares, locais frequentemente atingidos pela rebentação.


