O Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde vai ser reforçado, nomeadamente quanto à capacidade de atendimento aos utentes e à melhoria das instalações. A indicação surgiu no final da reunião desta manhã que juntou os autarcas da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Aires Pereira e Elisa Ferraz, com o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, e o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, Pimenta Marinho, no Porto.
“Pretende-se, desta forma, estabilizar esta instituição que tem dado provas de qualidade, tranquilizando os cidadãos e reconhecendo o trabalho dos profissionais de saúde”, referiu ARS em comunicado enviado às redações.
Assim, o alargamento da unidade hospitalar local poderá ser feito “com eventual recurso a fundos comunitários e à participação ativa das autarquias”, continuou.
Segundo a ARS-Norte, a melhoria da prestação de cuidados de saúde na Póvoa de Varzim/Vila do Conde pretende reforçar o Sistema Nacional de Saúde (SNS) num “clima de grande abertura e complementaridade entre as autarquias e o Ministério da Saúde”.
Aires Pereira já falou sobre a reunião onde ficou decidido o avanço do projeto de ampliação do Centro Hospitalar, uma obra que deverá custar cerca de 1.5 milhões de euros e que pode ser feita com fundos europeus, mostrando-se disponível para apoiar financeiramente o projeto, além de ceder o espaço, na antiga prisão, junto ao hospital da Póvoa. “A ideia é criar uma passagem aérea entre os dois edifícios e vai albergar equipamentos que o hospital já possui. Agora é pressionar para que o projeto avance”.
Também Elisa Ferraz já mostrou a sua satisfação pelo resultado da reunião, lembrando que defende “os superiores interesses das populações e dos profissionais de saúde, os quais, de forma continuada, têm merecido os mais rasgados elogios”.
Recorde-se que ontem, no final da cerimónia do Dia da Cidade, Aires Pereira, apelou aos poveiros para que lutassem pelo seu hospital (ver o vídeo em baixo), temendo o encerramento de serviços aqui para o aumento de utentes em Matosinhos e a criação da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, que ficaria responsável pela gestão conjunta, bem como a respetiva criação da nova “Unidade de Saúde do Atlântico”.
[notification type=”notification_warning” ]Clicar em HD para visionar o vídeo com melhor resolução[/notification]