Assembleia de Vila do Conde autoriza contração de empréstimo de 25 milhões de euros

0
3559

A maioria socialista na Assembleia Municipal de Vila do Conde aprovou na noite de quinta-feira, a autorização para que a Câmara contraia dois novos empréstimos no valor de 25 milhões de euros, operação que irá substituir a dívida que está em vigência, feita ao abrigo do Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) a que o município vila-condense recorreu em 2012.

Os partidos da oposição, PSD, CDS-PP e CDU, abstiveram-se com Luís Vilela, PSD; a considerar que esta medida pode vir a ser prejudicial se as taxas Euribor subirem. Por sua vez, Alexandre Raposo, do CDS-PP, não prevê vantagens na mudança, enquanto a CDU, através de Pedro Martins, expressou alguns receios pela medida aprovada pela maioria.

Elisa Ferraz, presidente de Câmara de Vila do Conde, explicou que “esta decisão traz condições muito mais vantajosas e que fazem baixar os encargos anuais com o serviço da atual dívida, passando o Município a ter um encargo inferior em cerca de 1, 5 milhões de euros por ano, apesar do empréstimo passar de 16 para 20 anos”.