Câmara aperta tolerância para estacionamento nas ruas pedonais

0
3604

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim vai tomar mais medidas para travar o estacionamento abusivo nas ruas pedonais da cidade, prometendo tolerância reduzida para quem prevaricar. No imediato, avançará a colocação de pinos metálicos nessas artérias, essencialmente na parte sul da cidade, que será acompanhada por uma fiscalização ainda mais apertada por parte da Polícia Municipal.

“Há algumas zonas que nos preocupam imenso, nomeadamente na zona sul, onde as pessoas continuam a deixar os carros mal estacionados. Ainda no outro dia fizemos um teste com a Proteção Civil, e uma viatura de combate a incêndios urbanos não conseguiu passar, porque tinha carros a bloquear a circulação”, disse, indignado, o presidente da autarquia poveira, Aires Pereira.

O edil falou em “comportamentos inaceitáveis”, considerando que tal “coloca em causa segurança de todos”, prometendo uma ação imediata: “Para que não nos seja apontado nada se algo acontecer, estamos a preparar uma intervenção com a colocação de pinos em zonas críticas, nomeadamente para permitir a passagem e ambulâncias e carros de incêndio. Iremos, também, intensificar a fiscalização para que as pessoas percebam que são zonas pedonais e não podem deixar viaturas como acontece agora”.

Aires Pereira acrescentou que “se os cidadãos teimam em não querer cumprir as regras pondo em causa a segurança de todos, a Câmara tem de fazer algo”.

A questão foi abordada durante a última reunião de Câmara, onde o vereador eleito pelas listas do PS, Miguel Fernandes, considerou que “nas zonas que foram definidas como pedonais não devem circular automóveis”.

“Se ruas como a 31 janeiro, Ferreiros ou Latino Coelho foram definidas como sendo pedonais, tem de se garantir que assim seja e não ter carros a circular. Tem de haver regras, sensibilizar as pessoas. Se, ainda assim, alguém prevaricar tem de ser punido”.

Foto: facebook ‘Estacionamentos Selvagens na Póvoa de Varzim’