A Horpozim, Associação Empresarial Hortícola promoveu, na terça-feira, sessões de esclarecimento para os seus associados sobre duas temáticas de enorme pertinência para o setor hortícola da Póvoa de Varzim.
A manhã, foi dedicada à Higiene na Produção Primária de Hortofrutícolas Frescos, obrigações e incumprimentos. Foi explicado, mais uma vez, aos associados da Horpozim qual a legislação que regula este setor em matéria de Segurança Alimentar, e de que forma se aplica o Código de Boas Práticas Agrícolas na nossa zona. Luís Sobral Dias, Chefe de Divisão de Controlo – Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) explanou quais os procedimentos a ter em conta e qual a interpretação que a Divisão de Controlo faz sobre os incumprimentos, realçando que, de momento, o controlo tem sido muito pedagógico. Alertou, com casos práticos para a necessidade de alteração de comportamentos nesta matéria, fundamental para a credibilização da cadeia de valor que representa a Horticultura.
A tarde, foi dedicada a Conduzir e Operar Tratores Agrícolas em Segurança – Obrigações, incumprimentos e Formação Obrigatória, onde Armindo Gomes da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), o 1º Sargento Manuel Costa da Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Inspetora Júlia Silva da Autoridade Condições do Trabalho (ACT) do Porto foram exaustivos na explicação dos regulamentos, procedimentos e a necessidades formativas em matéria de operar Tratores Agrícolas, tendo havido amplo espaço de troca de ideias e esclarecimento de dúvidas.
Com a certeza de que nestes temas há sempre muito a explicar a Horpozim, disponibiliza nos seus serviços a informação e contactos necessários a elucidar os associados.