Na região de Póvoa de Varzim e Vila do Conde houve um aumento de 2.26% dos casos confirmados de Covid-19, de ontem para hoje. Passaram de 259 para 265. A amostra não é grande. Mas em Portugal os infetados foram de 18.841 para 19.022, o que representa um aumento de apenas 0.95%. Foram 181 casos, o número mais baixo do mês.
Os dados nacionais são animadores e “fiáveis”, garantiu hoje a Diretora-Geral de Saúde, que no entanto pede cautela. “Temos de esperar mais uns dias e ver se a tendência se mantém. Não podemos ser demasiado pessimistas num dia em que haja um aumento, nem demasiado otimistas num dia em que há uma redução”, lembra Graça Freitas. “Temos tido um achatamento da curva, um planalto com tendência descendente, mas temos de aguardar mais dias para saber o significado dos números de hoje”.
E importa notar que, por exemplo, só muito recentemente a Póvoa de Varzim passou a ter uma unidade de rastreios com capacidade para testar centenas de pessoas por semana. Por isso é normal que os casos confirmados venham a crescer, o que não quer dizer que o vírus se esteja a propagar de forma mais acentuada.
A mensagem mantém-se, por mais um bocadinho: fique em casa.