Varzim já não retoma treinos e emite comunicado onde confirma acesso a fundo de apoio aos clubes da II Liga

0
2915

O plantel profissional do Varzim já “não voltará a treinar esta época e vai assumir todos os compromissos com os atletas e equipa técnica” garantiu este sábado ao MAIS/Semanário Edgar Pinho, presidente do Clube.

O líder varzinista sublinha que neste momento difícil da sociedade “é preciso ter alguma tranquilidade para analisar com ponderação todos os cenários” e promete que brevemente dará mais informações sobre os próximos passos que a direção vai realizar.

Entretanto, e após a suspensão em definitivo da segunda liga, o Varzim emitiu um comunicado aos sócios, que na integra pode ler a seguir.

Comunicado do Varzim

“Caros sócios e simpatizantes dos Varzim S.C., como é já do conhecimento público, o Campeonato da LigaPro não retomará esta época futebolística, tendo sido dado por encerrado.

Tal decisão, tomada pela Governo apoiada por pareceres da Direção-Geral da Saúde, contraria aquela que era a superior vontade dos clubes de futebol profissional de Primeira e Segunda Liga, e seus representantes, Federação Portuguesa de Futebol e Liga Portuguesa de Futebol Profissional, que tudo fizeram para que houvesse campeonato até ao fim. E, nesse sentido, cooperaram todos na elaboração de um plano de retoma, superiormente trabalhado, pelos Clubes e seus Organismos representantes e respetivos departamentos médicos e técnicos que permitisse um regresso aos treinos e à competição em segurança.

No passado dia 30 de Abril e em reunião solicitada ao Governo pelos Representantes do Futebol Português, F.P.F e L.P.F., com a presença de 3 clubes da Primeira Liga, foi analisada no quadro do momento atual que o País e o Mundo vivem, a anunciada possibilidade de abertura ao trabalho de vários sectores da economia Portuguesa e a possibilidade do regresso do Futebol da Primeira e Segunda Liga.

Após discussão alongada deste tema e num momento em que esteve mesmo em risco o cancelamento de toda a competição, o Governo, na pessoa do Primeiro Ministro e apoiado em pareceres técnicos da D.G.S., decidiu só pela autorização condicionada da Primeira Liga, e a suspensão do campeonato da Segunda Liga.

Esta decisão contraria aquela que foi sempre a vontade dos Clubes de Primeira e Segunda Liga que acabaram por ver gorados os seus esforços da retoma e a favor da qual nada mais podem agora fazer.

Não podemos deixar aqui de sublinhar o forte empenho da F.P.F, L.P.F e aos clubes da Primeira Liga que estiveram envolvidos nas negociações e expressar o nosso agradecimento pela ação pronta e decidida que tomaram na criação de um fundo de apoio solidário aos Clubes da Liga Pro.

Oportunamente poderão ser prestadas mais informações sobre este tema e outros temas que a todos interessem.

A Direcão do Varzim S.C.”

Federação e Liga disponibilizam 1,8 milhões de euros

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai disponibilizar um milhão de euros aos clubes da LigaPro, antecipando verbas que estavam destinadas ao financiamento para infraestruturas da próxima temporada, e que fazem parte de um fundo.

Este fundo da FPF pode excecionalmente ser usado para outros fins e de alguma forma atenuar os problemas financeiros dos clubes da II Liga, numa altura em que por determinação do Governo, foi anunciado que o campeonato da II Liga referente à época 2019/2020 terminou.

Também a Liga Portugal vai comparticipar com uma verba de 800 mil euros. Estas ajudas serão importantes para equilibrar as tesourarias dos clubes.

Recorde-se que o Varzim ocupava o 6º lugar na II Liga com 37 pontos à 24ª Jornada, quando o campeonato foi suspenso devido à pandemia da Covid-19.