A arte contemporânea nas lojas de Vila do Conde. A ‘montra’ está de regresso

0
1570

A 4ª edição da ‘montra’ – mostra de arte contemporânea em montras do comércio tradicional de Vila do Conde tem início no dia 3 de novembro, sexta-feira. Até 19 de novembro, as artes performativas, artes plásticas, a fotografia, a música, a literatura e todas as formas de arte vão intervir no quotidiano da cidade e do comércio tradicional. Todas as ações são de acesso livre e gratuito.

O objetivo da’ montra’ é democratizar a arte: como explica a organização, é “um projeto que se propõe fazer chegar a arte a todas as pessoas, muitas delas sem hábitos de consumo cultural”. “A ‘montra’ apresenta anualmente um conjunto de intervenções expositivas e performativas que exploram diferentes possibilidades de ocupação do espaço público e envolvimento da comunidade, numa dinâmica de circulação pedonal pela cidade e de colaboração entre artistas e comerciantes”, acrescenta.

Uma das grandes novidades desta edição é a residência artística NORTEAR, que promove o estudo e representação da paisagem e cultura sonoras de Vila do Conde, como foco no território das Caxinas. Os resultados desta residência serão apresentados publicamente no Mercado das Caxinas, no domingo (5), pelas 18h30, no formato de performance sonora e visual efémera.

Novidade também é a parceria com o Festival Internacional de Solos (FIS), que vai trazer a Vila do Conde a performance MACAQUINHO DO CHINÊS, de Ana Isabel Castro: a performance vai ser apresentada a 11 de novembro, às 18h30, num espaço comercial de Vila do Conde. Depois, numa loja e num espaço do Cine-Teatro Garrett, onde decorre o FIS entre 11 e 26 de novembro, será apresentado o trabalho (M)AR, do vilacondense Filipe Laranjeira.

A exposição coletiva BLARING HAX OF CARE é também outra novidade, e resulta de uma convocatória dirigida aos alunos do ensino artístico, com coordenação da jovem vilacondense estudante de artes plásticas, Catarina Machado.

O projeto montra é organizado pela Noites Claras Associação Cultural, com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Vila do Conde, com o apoio logístico da Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde e com a parceria estabelecida com o FIS. Pode consultar a programação completa aqui.