A educação como um direito humano: Reflexões e Desafios no Dia Internacional da Educação

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A Assembleia Geral das Nações Unidas assinalou o dia 24 de janeiro como o Dia Internacional da Educação. A educação é um direito humano e uma responsabilidade pública.

Atualmente, segundo a ONU, estima-se que cerca de 244 milhões de crianças e adolescentes não têm acesso à educação. Pelo menos 617 milhões de pessoas não sabem ler nem resolver exercícios de matemática básica. No Concelho da Póvoa de Varzim, os Agrupamentos de escolas tomam medidas, diariamente, para contribuir para o desenvolvimento das crianças.

“A Educação é a base de um desenvolvimento integral, sendo, nesse sentido, importante a vários níveis e ao longo de toda a vida. Para além de competências de cariz mais cognitivo, como sejam o pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade, através da Educação são também desenvolvidas competências de cariz social, como a comunicação, colaboração e liderança, sem esquecermos as competências emocionais, associadas ao autoconhecimento e empatia”, refere o diretor da Escola Básica de Aver-o-Mar.

O Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves põe em prática um conjunto de medidas com vista a uma melhoria da Educação, que passam nomeadamente por promover um ambiente escolar seguro, acolhedor e inclusivo, através da realização de diversas ações para combater o bullying e outras formas de violência, bem como promover a saúde mental dos alunos, a inclusão e a diversidade. A equipa do jornal online FGNotícias aponta alguns projetos que o agrupamento de escolas desenvolve para contribuir para a formação dos alunos, como o “Clube de Leitura – Flávio a Ler; Clube Desporto Escolar; Clube Flávio Investiga; Projeto Lets Read in English; Projeto Eco-Escolas; Projeto Escola Azul; Projeto Jornal Online; Projeto de Promoção e Educação e Desenvolvimento Vocacional; Projeto 50 Anos de Abril; Projeto Oficinas de Bem-Estar; Visitas de Estudo”.

No Agrupamento de Escolas Cego do Maio, são dinamizadas atividades que estimulam a criatividade, autoestima e empatia, que segundo o diretor Arlindo Ferreira, “estão na base do sucesso escolar, através de inúmeros clubes, desporto escolar e o projeto eduk`Arte”. Neste agrupamento, também são implementadas atividades de Educação para Cidadania, com sessões de sensibilização.

Já no Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, o projeto educativo com o mote, “(H)Aver-além-Mar”, pretende trabalhar para a “melhoria da Educação, almejando os alunos no final do seu percurso, para que dominem as competências previstas no Perfil Aluno à saída da escolaridade obrigatória”.

A educação, para os diretores escolares, é sinónimo de transformação e formação dos alunos. “É uma ‘arma’, uma arma para mudar o mundo, uma ‘arma para fazer a Paz’! Será o bem mais precioso de que o Homem dispõe, pois nela assenta tudo o resto, isto é, e num sentido mais amplo, é a forma como, dentro da comunidade e entre gerações, transmitimos e fixamos os hábitos, os costumes, os princípios e valores. Se com tão pouco já fazemos muito, imagine se tivéssemos muito!”, refere Arlindo Ferreira.

“Uma criança, um professor, um livro, uma caneta pode mudar o mundo.” -Malala Yousafzai