A Junta da Póvoa vai comemorar o Dia Internacional da Mulher. Será esta sexta-feira no Diana Bar, a partir das 21h, e terá como protagonista uma personalidade que, possivelmente, poucos nesta altura conhecerão.
“A ideia resultou de uma visita ao museu municipal”, começou Ricardo Silva , presidente da Junta. “Lá tem uma exposição com várias ilustrações dos heróis poveiros. Além dos homens que todos conhecemos [Cego do Maio, Patrão Lagoa, etc] pode ver-se uma mulher, a Ana Dias da Silva, conhecida por ‘Cabelo de Rato’. A Junta, em conjunto com vários especialistas da região, descobriu que ela não só tinha salvo a vida de uma criança no rio Ave como foi a primeira pessoa da Póvoa – entre homens e mulheres – a receber um título honorífico por um ato de heroísmo. Daí termos chamado a esta iniciativa ‘O Primeiro Herói Poveiro’, quase em jeito de provocação às designações de género”.
De facto, Ana Dias da Silva, ou Ana “Cabelo de Rato”, poveira, foi galardoada com a medalha Honorífica de Prata da Real Sociedade Humanitária filial de Vila do Conde, em 1854, quando, num ato de coragem, mergulhou e retirou das águas do Rio Ave, sua sobrinha Maria Canastreira, menor, e evitou que esta se afogasse.
“Na Póvoa de Varzim, e no que ao mar se refere, a mulher nunca teve lugar secundário. Mas é verdade que a figura do pescador e da pessoa que arrisca a vida para salvar outra era quase exclusiva dos homens. Até agora”, concluiu Ricardo Silva.