A realidade do mar e da pesca em exposição no Auditório de Vila do Conde

0
110

O Auditório Municipal de Vila do Conde inaugura, na noite desta sexta-feira (18), duas exposições, da autoria do fotógrafo Helder Luís. ‘Atlântico’ e ‘Sardinha’, ambas integradas no FOTOVC, estarão disponíveis para visita a partir das 21h30 de hoje e até 23 de novembro.

‘Atlântico’, instalado no Piso 0 do Auditório, “é um trabalho, acima de tudo, sobre o mar”. Tem como tema principal duas viagens que o autor fez a borda do Íris do Mar, um barco de Ponta Delgada: a primeira em junho de 2018, com a duração de quatro dias, entre o porto das Póvoa de Varzim e o porto de Ponta Delgada, e a segunda entre o final de abril e o início de maio de 2019, com a duração de dez dias, e com origem e destino no porto de Ponta Delgada.

Segundo o autor, “o mar é um local de transformação, tudo o que nele é imerso muda de natureza, inclusive as pessoas”.

Já ‘Sardinha’, no Piso 1, engloba as fotografias tiradas por Helder Luís ao longo de quatro anos, no âmbito de uma residência artística apoiada pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em que percorreu o mar português a bordo de várias embarcações.

“Uma viagem sem guião, que coloca em evidência a dimensão nacional da pesca da sardinha, a pesca das pescas do mar português, mas também uma saga humana pouco mais do que invisível, a não ser quando há notícia de naufrágios ou quando se reabrem os debates sobre a escassez do recurso”, aponta o fotógrafo.