Sexta-feira, Novembro 22, 2024

A relação lúdica entre o mundo dos negócios e o gaming

Na vida quotidiana, o trabalho e o lazer ocupam dois polos opostos. Enquanto um está relacionado com o profissionalismo e a seriedade, o outro é completamente lúdico e divertido. No entanto, estes dois mundos podem-se unir e as habilidades aprendidas nos jogos são de grande valor para o trabalho.

Os jogos e passatempos são fontes de entretenimento e desafios intelectuais, podendo estar ligadas ao sucesso no mundo do trabalho. Modalidades como o xadrez, blackjack e bridge relacionam-se com o mundo empresarial oferecendo diversas lições de estratégia, tomadas de decisões e habilidades interpessoais.

Neste artigo, exploraremos como cada jogo tem os seus desafios e como as habilidades necessárias para vencer podem ser aplicadas no trabalho, visando melhorar as capacidades profissionais.

Xadrez

No segmento dos jogos de tabuleiro, o xadrez é o mais famoso de todos. Para se tornar um bom jogador é fundamental saber elaborar estratégias e planear meticulosamente cada movimento.

O xadrez já foi campo de batalha, durante a Guerra Fria. Os Estados Unidos e a União Soviética disputavam o título mundial de xadrez para mostrar, ainda que de forma indireta, que os seus nacionais eram os mais capazes e inteligentes. Atualmente, a modalidade continua na moda, mas sem o peso bélico, e com a transformação digital ganhou um número ainda maior de praticantes.

Um jogador de xadrez deve conseguir criar e seguir uma estratégia e, se for necessário, adaptar o plano para vencer. Estas habilidades são uma grande mais-valia para o mundo empresarial, onde cada empresa tem os seus objetivos e deve ter claro o caminho para alcançá-los. Além disso, também é preciso projetar os passos futuros, tal como no xadrez, onde cada jogada deve ter coerência e fazer parte de um conjunto.

Blackjack

Um clássico dos jogos de cartas que ganhou tanta projeção na cultura popular, que saiu dos casinos, tornou-se um passatempo doméstico e também chegou aos cinemas, com diversas cenas clássicas que envolvem o jogo, que o diga James Bond.

A dinâmica do jogo coloca o jogador num duelo mental contra o dealer. O objetivo é alcançar os mágicos 21 pontos. Para isso, os jogadores devem solicitar mais cartas, arriscando perder tudo se superarem o limite de pontos.

Atualmente, o blackjack chegou a um novo território, a internet. No mundo virtual, o jogo foi reproduzido com perfeição e ganhou destaque em plataformas especializadas, que apresentam o modo clássico e algumas variantes.

Para triunfar é preciso ter uma enorme capacidade de cálculo de riscos e análise do adversário. Tais qualidades são muito apreciadas no mundo dos negócios, antes de tomar uma decisão importante é fundamental calcular os riscos e benefícios; em negociações é vital conseguir ler a outra parte, entender os objetivos e os limites.

Bridge

Este tradicional jogo de cartas é um dos passatempos favoritos de diversos nomes do mundo dos negócios. Por exemplo, Bill Gates, fundador da Microsoft, é um grande entusiasta da modalidade, e um dos parceiros de jogo de Gates é Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo e um génio dos investimentos.

A dinâmica do jogo é simples, são quatro jogadores divididos em duas duplas. Na fase de leilão, no começo da partida, as duplas decidem a licitação que será jogada e o número de trunfos, que cada dupla acredita que pode vencer. Quem vencer a licitação é quem inicia o jogo. O objetivo da dupla que começa é vencer cada mão, e o da dupla de defesa evitar a vitória adversária.

Com efeito, como no mundo profissional, é fundamental ter uma boa comunicação com o seu par, elaborar uma estratégia e trabalhar em equipa para vencer. As habilidades interpessoais são parte fundamental desta modalidade. Assim como num negócio, é fundamental ter boa comunicação e saber trabalhar com o outro para alcançar os objetivos.

Assim sendo, estes três jogos mostram como o trabalho e o lazer estão relacionados, e como é possível se divertir enquanto se desenvolvem diversas habilidades que serão aplicadas no trabalho. Estas modalidades e o trabalho exigem estratégia, tomadas de decisões sob pressão e habilidades interpessoais para vencer.

Artigos Relacionados

MAIS/Semanário