Académica-Vilafranquense será repetido e última jornada da II liga deve ser adiada por uns dias

0
2113

O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol decidiu esta terça-feira mandar repetir o Académica-Vilafranquense, da 26.ª Jornada da II Liga, jogo que terminou empatado sem golos, por utilização irregular de Ricardo Rodrigues, jogador do Vilafranquense.

Nesse jogo, o Vilafranquense lançou em jogo Ricardo Rodrigues aos 80′, mas o avançado não estava na ficha de jogo. A Académica de Coimbra queria pretendia a derrota do adversário e por isso recorreu para o Conselho de Disciplina.

No entanto o castigo de derrota só pode ser aplicado se o jogador não estivesse inscrito na Liga ou estivesse castigado.

Segundo explica O JOGO, o Conselho de Justiça considera ter havido um “erro de arbitragem” por violação da lei 3 n.º 3 referente às substituições, que elenca que “o nome dos suplentes deve ser comunicado ao árbitro antes do início do jogo. Um suplente não designado desta forma não pode participar no encontro”. Assim, o caso enquadra-se nas sanções previstas nos artigos 41.º n.º 7 e 47.º n.º1 do Regulamento de Competições, que implicam a anulação do jogo que terminou 0-0 e a respetiva repetição.

Última jornada no fim de semana de 22/23 de maio

Dado que não há datas no calendário para incluir a repetição do jogo, a Liga Portugal está a ponderar que a 34ª e última jornada da II liga seja adiada de 19 de maio, quarta-feira, para o fim de semana seguinte, de modo que a meio da semana seja realizado o jogo entre a Académica e o Vilafranquense.

Entretanto, para o próximo fim de semana está marcada a realização de todos os jogos que compõem a 33ª jornada, com o Varzim a jogar no terreno do Casa Pia.  

O Varzim, que luta a par do Vilafranquense, Oliveirense, FC Porto B, Cova da Piedade, Académico de Viseu e Covilhã pela permanência na II Liga, fica em expetativa quanto ao desfecho do resultado da repetição do encontro.