Afonso Santos é um piloto de apenas 18 anos, natural da Póvoa de Varzim. Aficionado pelos carros e o automobilismo, desde novo o jovem poveiro tinha o sonho de ser piloto.
Ao MAIS/Semanário, Afonso Santos disse que se lembra “de ter 3/4 anos de idade e já gostar muito de carros graças ao meu pai. Tínhamos um simulador em casa e todo o tempo livre que tinha, era lá que passava. Foi assim que aprendi tudo no que toca a parte de condução, perceber o comportamento do carro e as suas reações, tudo isso conseguimos sentir, extrair e aprender diretamente dos simuladores. Com isto, a minha história acaba por ser completamente diferente do normal, onde a maioria dos pilotos vêm dos karts. Eu vim do mundo virtual, um mundo que aparentemente era só um jogo e mais nada. Após muitos anos no simulador e já com 16 anos, o sonho de pegar num carro de competição pela primeira vez concretizou-se, onde a passagem para o mundo real, ao contrário do que esperava, foi tudo natural e intuitivo”.
Afonso Santos, explicou essa mudança para o novo mundo do automobilismo: “Após esse primeiro contacto, em 2024, o meu pai consegui proporcionar-me a oportunidade de começar a competir, marcámos presença no Campeonato Nacional de Montanha ao volante de um Protótipo B, BRC B49, onde terminei o meu ano de estreia de forma muito positiva!! Como Vice-Campeão Nacional de Montanha – Protótipos B”.
Este texto faz parte de um artigo publicado da edição de 18 de dezembro no jornal MAIS/Semanário, que pode ler na íntegra na edição papel ou na edição digital (PDF).












