Agitação marítima: Barras da Póvoa e de Vila do Conde fechadas a toda a navegação

0
1241

As barras da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde estão fechadas a toda a navegação, indica a Marinha no seu portal online. Lembre-se que toda a costa de Portugal continental está sob aviso amarelo devido ao agravamento da agitação marítima.

Para além destas duas barras, estão também fechadas as barras de Caminha, do Douro, de Esposende, de Vila Praia de Âncora, e do Portinho da Ericeira.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a forte agitação marítima é causada pelos ventos fortes provocados pelo ciclone pós-tropical Erin. Em comunicado enviado na segunda-feira (25), as capitanias dos portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde indicaram que a abertura ou fecho das barras estava em permanente avaliação.

A autoridade recomenda o regresso da comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar ao porto de abrigo mais próximo, bem como a adoção de medidas de precaução, evitando sair para o mar até que as condições melhorem.

À população em geral, aconselha-se que se abstenham da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que assumam uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco.