Desde as 9h desta segunda-feira (21) e até às 12h de quarta-feira (23), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou vários distritos, entre eles o Porto, com aviso amarelo devido ao agravamento da agitação marítima. Também as capitanias dos portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde já emitiram um comunicado relativo ao agravamento das condições oceanográficas.
As capitanias avisam que que as ondas de noroeste podem chegar aos 5 metros de altura. Por isso, aconselham a “não circular na orla costeira e zonas ribeirinhas, nomeadamente molhes, esporões, praias expostas ao mar e sujeitas ao efeito da rebentação”, bem como a “promover a vigilância e proteção de infraestruturas junto à linha de costa”, “proteger da ação do mar as máquinas utilizadas em obras ao longo da costa” e “reforçar a vigilância das amarrações das embarcações atracadas no cais e marinas ou fundeadas/amarradas”.
Aconselham também a “acautelar a remoção para locais seguros de embarcações varadas em locais que possam ser afetados pela ação do mar e do vento” e “primar por uma postura de segurança e de preocupação ativa, não assumindo comportamentos de risco”.
Para além do aviso amarelo relativo à agitação marítima, o IPMA colocou o distrito do Porto sob alerta amarelo devido à precipitação, das 11h55 até às 15h desta segunda-feira e das 9h de terça-feira até às 6h de quarta-feira, e devido ao vento, das 12h às 18h desta segunda-feira.