Agitação marítima forte encerra barras dos Portos da Póvoa e de Vila do Conde

0
1036

O estado do mar agrava-se nesta sexta-feira, e a agitação marítima forte estende-se por todo o fim de semana. O aviso vem das Capitanias dos Portos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, que informam que as barras estão encerradas a toda a navegação.

Entre as 9h e as 12h de hoje, vigora o aviso amarelo, prevendo-se ondas de oeste-noroeste com 4 a 5 metros.

Depois disso, passa a aviso laranja, até as 6h de amanhã, 12 de março. Estão previstas “ondas de oeste-noroeste com 5 a 6 metros de altura significativa, com alturas máximas que podem atingir 10 a 11 metros e períodos de pico da ordem de 17/18 segundos”. O aviso amarelo volta a vigorar entre as 6h de amanhã e as 00h01 de domingo.

Face a estas condições meteorológicas, a Autoridade Marítima recomenda que a comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar regresse ao porto de abrigo mais próximo. Devem evitar sair para o mar até que as condições melhorem.

Os pescadores lúdicos de pesca à cana devem evitar pescar junto a “falésias, arribas e zonas rochosas nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições extremas o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.

Já a população em geral deve abster-se da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima.