Nesta quinta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou o distrito do Porto sob aviso laranja devido à agitação marítima forte, com ondas que podem atingir um máximo de 11 metros. As ondas altas acabaram por se verificar na Póvoa de Varzim, onde o mar entrou pela Avenida dos Banhos, ao início desta tarde.
As ondas chegaram até à Praça 5 de Outubro, onde várias algas no chão mostram o alcance da ondulação.
De acordo com Patrícia Castro, assessora da vereadora da Proteção Civil da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, “ao início da tarde verificou-se uma intensificação da ondulação” e “uma onda mais forte acabou por se alongar para a artéria”.
“Já era expectável”, admitiu, lembrando os comunicados publicados durante a semana que avisavam para o agravamento da agitação marítima. Ninguém ficou ferido e, de acordo com Patrícia Castro, há apenas “um único incidente” a nível material a registar: um vidro de um estabelecimento localizado na praia acabou por se partir.
No local, estão elementos da Proteção Civil, da Polícia Municipal e da Política Marítima.
A nível de medidas de prevenção, para além das já comunicadas como evitar circular nas zonas ribeirinhas e orla costeira, a responsável apela a que a população respeite “as autoridades no terreno. Ao permanecer no local, além de colocar em perigo as próprias pessoas, podem colocar em perigo os agentes”, lembra.
Vídeo enviado por Álvaro Macedo