As barras marítimas da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde permanecem abertas, embora sob avaliação permanente, após a emissão de avisos amarelo e laranja para a agitação marítima. A informação é avançada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que mantém o alerta desde a tarde de quinta‑feira, a partir das 15h, até à meia-noite de domingo.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a costa da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde encontra‑se sob aviso amarelo, alternando pontualmente para aviso laranja devido à forte agitação marítima. O aviso amarelo, que prevê ondas entre 4 e 5 metros, vigora entre as 15h de quinta‑feira e as 23h59 do mesmo dia. A partir da meia-noite e até às 3h de sexta‑feira, o nível sobe para aviso laranja, com previsão de ondas entre 5 e 5,5 metros, regressando depois a aviso amarelo até às 21h de sexta‑feira.
Na noite de sexta‑feira, a situação volta a agravar‑se: a partir das 21h, a agitação marítima entra novamente em aviso laranja, que se prolonga até às 12h de domingo, com ondas que podem atingir entre 5 e 5,5 metros. Após esse período, o IPMA prevê o regresso ao aviso amarelo, em horário ainda por definir, com ondulação prevista entre 4 e 5 metros.
Apesar das barras estarem abertas a Autoridade Marítima Nacional reforça o apelo à comunidade piscatória e aos praticantes de náutica de recreio que se encontram no mar, para adotarem medidas de precaução.
À população em geral, que habitualmente frequenta as zonas costeiras é recomendado que evite passeios junto à costa e nas praias, bem como atividades lúdicas em áreas expostas à forte ondulação.



