Agravamento da agitação marítima prolonga-se até esta quarta-feira

0
199

A depressão Emília, que atinge o litoral norte nesta segunda-feira, não levará ao encerramento imediato das barras, mas a Autoridade Marítima reforça o alerta para a necessidade de cautela, sobretudo entre a madrugada de terça-feira e a madrugada de quarta-feira. Nesse período prevê-se maior instabilidade marítima e condições climatéricas adversas, como tal estará em constante avaliação a possibilidade de encerrar as barras da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso amarelo para a agitação marítima, motivado pelas condições climáticas adversas associadas à depressão. O período crítico está definido entre as 03h de terça-feira e as 03h de quarta-feira, quando se prevê ondulação com 4 a 5 metros.

A Autoridade Marítima Nacional reforça o apelo à comunidade piscatória e aos praticantes de náutica de recreio que se encontram no mar, para que regressem ao porto de abrigo mais próximo e adotem medidas de precaução, evitando sair para o mar até que as condições melhorem.

À população em geral, que habitualmente frequenta as zonas costeiras, recomenda-se que evite passeios junto à costa e nas praias, bem como atividades lúdicas em áreas expostas à forte ondulação. O alerta é particularmente dirigido aos pescadores lúdicos de pesca à cana, que devem assumir extrema cautela.