“A previsão do vento e do estado do mar aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima em Portugal Continental, entre as 12h00 de amanhã, 23 de dezembro, e as 12h00 da próxima segunda-feira, 27 de dezembro”.
Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertam para ondas “com uma altura significativa de seis metros e uma altura máxima que poderá atingir os dez metros”, no Continente. “O vento terá uma intensidade média superior a 90 km/h com rajadas superiores a 140 km/h”.
Por isso, as entidades “reforçam a recomendação, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução”.
Entre as recomendações da AMN e da Marinha, estão o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas.
“Aconselha-se igualmente a que os marítimos mantenham um estado de vigilância permanente e acompanhem a evolução da situação meteorológica, através dos avisos à navegação e da previsão meteorológica radiodifundidos pela Marinha”, bem como as informações das Capitanias.
A população em geral é desaconselhada de passear junto à costa e nas praias, bem como de praticar atividades na zona. “Em especial, deve ser evitado o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba, sendo essencial que se adote uma postura preventiva, não se expondo desnecessariamente ao risco”, lê-se no comunicado.