Agrupamento D. Afonso Sanches e Escola Profissional da Vila vão formar árbitros

0
609

A Associação de Futebol do Porto (AF Porto), o agrupamento de escolas D. Afonso Sanches e a Escola Profissional de Vila do Conde assinaram, na sexta-feira, um protocolo que vai permitir a formação de árbitros dos dois estabelecimentos de ensino. A formação vai passar a constar do plano curricular já neste ano letivo.

Em nota de imprensa, a AF Porto afirma que a iniciativa “pretende mitigar a carência de árbitros de futebol e conta com o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para formar novos árbitros nas duas escolas”. Mais adianta que a FPF vai alargar a ideia a nível nacional.

José Neves, presidente da AF Porto, referiu que a associação “organiza mais de 1.200 jogos por semana e, tendo mil árbitros, não tem árbitros para todos os seus jogos”. Para colmatar esta falta e “reter esses árbitros”, “nada melhor que as escolas profissionais”.

“Com este protocolo com as escolas profissionais, vamos poder incluir o curso de arbitragem na cadeira de desporto. Os alunos que saírem da escola profissional trazem o curso de arbitragem e, à partida, terão emprego garantido, dada a carência que existe neste momento, a nível nacional”, aponta.