Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar ganha terceiro prémio em concurso nacional

0
166

O agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, esteve presente na entrega de prémios do concurso Apps for Good, na passada quarta-feira (18), no Auditório Mariano Gago, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, trazendo para casa o 3º prémio, com o projeto “Myosótis”.

O projeto “Miosótis” foi pensado pela turma do 8º ano e por alguns alunos do clube de robótica, e passa por trabalhar o problema do esquecimento de crianças e/ou animais de estimação dentro de viaturas estacionadas. Propõe-se fazê-lo de forma simples, seguindo os standards da indústria automóvel (CAN-BUS), por forma a detetar que a viatura foi trancada/imobilizada e, assim, iniciar procedimentos de monitorização, que permitirão detetar a presença de humanos ou animais mamíferos no interior da viatura. A quando da deteção acontece, o sistema enviará um sinal de alerta, recorrendo a tecnologia de comunicação sem fios de longo alcance, que permita que o utilizador receba uma notificação de alerta.

Ao palco para receber este honroso prémio subiram 5 dos alunos que estão envolvidos na iniciativa e que receberam cada um, um vale de 50€. Para a escola veio mais um galardão que vai ficar junto dos então já recebidos pela escola, nos muitos concursos em que os alunos têm participado.

O diretor do Agrupamento, Carlos Gomes de Sá quer que o projeto a nível escolar comece a envolver mais alunos, “reforçando a aplicabilidade, em sala de aula/ disciplinas, de muitas das soluções experimentadas em projetos, pois a generalidade das competências trabalhadas são de cariz transversal, impactando a vida dos alunos”, palavras deixadas na nota partilhada pelo Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar.

Recorde-se que o agrupamento teve mais um projeto selecionado, o “Projeto ‘Estufa sustentável”.

Os alunos poveiros estiveram entre os 25 presentes na final nacional do Apps for Good que é um programa educativo tecnológico que incentiva alunos do 5º ao 12º ano e professores de todas as áreas disciplinares a desenvolver aplicações para smartphones ou tablets que resolvam problemas sociais, destacando o potencial transformador da tecnologia no mundo e nas comunidades.